1. As beterrabas são ricas em nutrientes como ácido fólico, manganês, potássio e vitamina C, tornando-as numa excelente fonte de nutrientes,
além de uma óptima opção para grávidas que têm maior necessidade de ácido fólico durante a gravidez.

2. Crus, as beterrabas contêm um importante componente chamado betaína, o qual reduz vários tipos de inflamações no organismo. Por outras palavras, é um alimento anti-inflamatório que nos ajuda a proteger dos efeitos do envelhecimento.

3. Beterraba é um dos milagres da natureza na prevenção do cancro. A fibra encontrada na beterraba parece aumentar os componentes do corpo responsáveis por detectar e remover células anormais antes que se tornem cancerígenas.

4. As beterrabas ajudam na luta contra o cancro. Os fito nutrientes proantocianidinas que lhe dão aquela cor púrpura e vermelha tem grande poder anticancerígeno.

5. Desde há muitos anos que as beterrabas são recomendadas para purificar o sangue.

6. A beterraba também ajuda a limpar fígado, um dos órgãos mais sobrecarregados do corpo, com mais de 500 funções incluindo limpeza de toxinas, remoção de excesso de hormonas e ajuda na metabolização de gordura.

7. Beterraba é um alimento versátil. Pode ser comido cru, cozido no vapor, cozidos (embora muitos nutrientes sejam perdidos na água de cozedura) ou adicionado a sopas e guisados. Adoro beterrabas cozidas no vapor temperadas com um pouco de óleo de linhaça e sal marinho não refinado. Lembre-se: as propriedades anticancerígenas das beterrabas diminuem com o calor, por isso é sempre melhor utilizá-las crus, por exemplo em saladas.